EEEP. PRINCESA ISABEL
Projeto
político pedagógico
Várzea
Alegre-CE, setembro de 2012.
“Não há saber mais ou saber
menos: Há saberes diferentes.”
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PRINCESA ISABEL.
1.0 IDENTIFICAÇÃO DE ESCOLA
A
escola estadual de educação profissional Princesa Isabel fica situada na Rua Paulo Freire Nº 05, Bairro Henry
Fayol, na cidade de Várzea Alegre no
Estado do Ceará. A escola possui o CNPJ 45.708.352/1800-18, faz parte da crede 18 e oferece aos alunos o ensino médio, técnico e profissional.
A
SEGUIR O QUADRO DE FUNCIONARIOS DA REFERIDA ESCOLA:
PROFISSIONAL
|
QUANTIDADE
|
Diretor (a)
|
01
|
Coordenador (a)
|
02
|
Pedagogo (a)
|
01
|
Secretario (a)
|
04
|
Professores (as)
|
18
|
Bibliotecário (a)
|
02
|
Professor (a) de laboratórios
|
01
|
Funcionários (as) de limpeza
|
07
|
Seguranças
|
05
|
Cozinheiras (os)
|
08
|
Jardineiros
|
02
|
Nutricionista
|
01
|
TOTAL DE FUNCIONARIOS DA ESCOLA
|
52
|
1.1
DIAGNÓSTICO
DA REALIDADE ATUAL DA ECOLA.
Atualmente a escola
dispõe das seguintes dependências:
DEPENDÊNCIA
|
QUANTIDADE
|
|
Diretoria
|
01
|
|
Secretaria
|
01
|
|
Sala
de professores
|
01
|
|
Sala
de coord. Pedagógico
|
01
|
|
Biblioteca
|
01
|
|
Sala
de informática
|
01
|
|
Auditório
|
01
|
|
Salas
de aula
|
12
|
|
Depósito
de limpeza
|
01
|
|
Despensa
|
01
|
|
Refeitório
|
01
|
|
Quadra
de esportes
|
01
|
|
Cozinha
|
01
|
|
Área
de serviços
|
01
|
|
Sanitários
dos funcionários
|
06
|
|
Sanitários
dos alunos
|
24
|
|
Sanitários
para deficientes
|
04
|
|
Anfiteatro
|
01
|
|
Estacionamento
|
01
|
1.2 RELACIONAMENTOS ESCOLA X PAIS X COMUNIDADE.
Este
relacionamento se dá através de reuniões com o conselho escolar, que é
constituído por pais e alunos da referida escola.
O
Conselho Escolar visa ao desenvolvimento das atividades de ensino, dentro do
espírito democrático, assegurando a participação dos segmentos da Comunidade Escolar
na discussão das questões pedagógico-administrativo-financeiras.
O Conselho Escolar é um órgão representativo de toda a Comunidade Escolar, tendo por objetivos:
O Conselho Escolar é um órgão representativo de toda a Comunidade Escolar, tendo por objetivos:
Ø Promover
entrosamento da Escola com a comunidade;
Ø Participar das decisões sobre o funcionamento
da Escola;
Ø Participar do Planejamento Curricular a fim de
garantir conteúdos que atendam aos anseios da comunidade e respeitem suas
raízes culturais;
Ø Dialogar
com a Secretaria Municipal de Educação e com a comunidade, buscando apoio para
o bom andamento das atividades educacionais;
Ø Supervisionar
e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, Diretor e
demais responsáveis pela Escola, no cumprimento de seus deveres para com a
educação;
Ø Incentivar
e participar das comemorações e demais acontecimentos cívicos e culturais;
Ø Conhecer
e observar as normas do Regimento Escolar, propor alterações e encaminhá-las à
respectiva Unidade Regional de Ensino.
1.2 APRESENTAÇÕES E/OU JUSTIFIATIVA.
A educação é prioridade de todos os seres humanos, por isso, precisamos estabelecer metas para serem cumpridas a um espaço de curto, médio e longo prazo, onde a escola acompanhe de forma gradativa as verdadeiras necessidades da comunidade escolar.
Para que a escola alcance esses objetivos, vale ressaltar a importância de que o corpo docente faça adequações necessárias para que seus alunos sejam capazes de aprender e serem conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e igualdade.
Coerentes com as estratégias previstas na referida LDB, a instituição educacional tem como meta prioritária o desenvolvimento global do aluno, e para que isso ocorra, faz-se necessária à integração entre educação /cultura.
1.3 FILOSOFIA DA ESCOLA.
Formar sujeitos
capacitados para vencer nesse mercado competitivo, através de seu próprio
mérito, oferecendo uma educação de qualidade, publica e de nível técnico sem
interesses pessoais, uma educação pautada na ética, sem nenhum preconceito onde
seja valorizada a cultura individual e de grupo.
1.4 OBJETIVOS GERAIS E CONTEUDO PROGRAMÁTICO.
Ø Elevar
o desempenho acadêmico dos alunos;
Ø Formar
profissionais capacitados para o mercado de trabalho;
Ø Fortalecer
a participação dos pais na escola;
Ø Dinamizar
a gestão escolar;
1.5 METAS.
v Aprovar
no mínimo 95% dos alunos;
v Melhorar
a convivência entre pais x escola
x comunidade;
v Elevar
os índices do IDEB;
v Promover
eventos educacionais como:
ü Feira
de negócios;
ü Feira
de ciências
ü Palestras;
1.6 AÇÕES
Ø Envolver
os pais nas atividades realizadas na escola;
Ø Realizar
palestras na escola envolvendo os seguintes temas:
ü Abuso
sexual;
ü Drogas;
ü DSTs;
ü Paz;
Ø Incentivar
o resgate dos valores morais e éticos;
Ø Promover
momentos de reflexão no ambiente escolar, tendo o apoio de equipamentos
tecnológicos;
Ø Leitura
e interpretação de bíblia (apenas para os
alunos que querem ir e sua religião permite)
Ø Trabalhar
com filmes e músicas que despertem o respeito mutuo;
Ø Promover
trabalhos de campo;
1.7 CRONOGRAMAS DE ATIVIDAES
INTERNAS E DE INTEGRAÇÃO ESCOLA/COMUNIDADE.
ATIVIDADES
|
JAN
|
FEV
|
MAR
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
Férias escolares
|
x
|
|
|
|
|
|
x
|
|
|
|
|
x
|
Reunião de pais
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
Festival de quadrilha
|
|
|
|
|
|
x
|
|
|
|
|
|
|
Festival de música/inglês
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x
|
|
Festival de música/espanhola
|
|
|
|
|
|
|
|
x
|
|
|
|
|
Inter classe
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x
|
|
|
Reunião de professores
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
Feira de negócios
|
|
|
|
|
x
|
|
|
|
|
|
|
|
Feira de ciências
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
x
|
|
1.8 AVALIAÇÃO.
A
nossa avaliação tem como principal objetivo medir a capacidade cognitiva do
aluno, seu conhecimento e seu desempenho.
Ela
se dá, da seguinte maneira:
ü Uma
avaliação parcial;
ü Uma
avaliação global;
Onde
anota obtida em cada uma delas são somadas e divididas por dois, através desse
processo é obtida a nota bimestral do aluno. A avaliação é feita por bimestre,
ou seja, de dois em dois meses.
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