sábado, 11 de maio de 2013

modelo de PPP





EEEP. PRINCESA ISABEL





Projeto político pedagógico




Várzea Alegre-CE, setembro de 2012.













“Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.”










PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PRINCESA ISABEL.
                                                
1.0  IDENTIFICAÇÃO DE ESCOLA
A escola estadual de educação profissional Princesa Isabel fica situada na Rua Paulo Freire 05, Bairro Henry Fayol, na cidade de Várzea Alegre no Estado do Ceará. A escola possui o CNPJ 45.708.352/1800-18, faz parte da crede 18 e oferece aos alunos o ensino médio, técnico e profissional.
A SEGUIR O QUADRO DE FUNCIONARIOS DA REFERIDA ESCOLA:
PROFISSIONAL
QUANTIDADE
Diretor (a)
01
Coordenador (a)
02
Pedagogo (a)
01
Secretario (a)
04
Professores (as)
18
Bibliotecário (a)
02
Professor (a) de laboratórios
01
Funcionários (as) de limpeza
07
Seguranças
05
Cozinheiras (os)
08
Jardineiros
02
Nutricionista
01
TOTAL DE FUNCIONARIOS DA ESCOLA
52

1.1         DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ATUAL DA ECOLA.
Atualmente a escola dispõe das seguintes dependências:


DEPENDÊNCIA

QUANTIDADE


Diretoria
01

Secretaria
01

Sala de professores
01

Sala de coord. Pedagógico
01

Biblioteca
01

Sala de informática
01

Auditório
01

Salas de aula
12

Depósito de limpeza
01

Despensa
01

Refeitório
01

Quadra de esportes
01

Cozinha
01

Área de serviços
01

Sanitários dos funcionários
06

Sanitários dos alunos
24

Sanitários para deficientes
04

Anfiteatro
01

Estacionamento
01


1.2 RELACIONAMENTOS ESCOLA X PAIS X COMUNIDADE.         
Este relacionamento se dá através de reuniões com o conselho escolar, que é constituído por pais e alunos da referida escola.
O Conselho Escolar visa ao desenvolvimento das atividades de ensino, dentro do espírito democrático, assegurando a participação dos segmentos da Comunidade Escolar na discussão das questões pedagógico-administrativo-financeiras.
O Conselho Escolar é um órgão representativo de toda a Comunidade Escolar, tendo por objetivos:   
Ø  Promover entrosamento da Escola com a comunidade;   
Ø   Participar das decisões sobre o funcionamento da Escola;
Ø   Participar do Planejamento Curricular a fim de garantir conteúdos que atendam aos anseios da comunidade e respeitem suas raízes culturais;
Ø  Dialogar com a Secretaria Municipal de Educação e com a comunidade, buscando apoio para o bom andamento das atividades educacionais;
Ø  Supervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, Diretor e demais responsáveis pela Escola, no cumprimento de seus deveres para com a educação;     
Ø  Incentivar e participar das comemorações e demais acontecimentos cívicos e culturais;
Ø  Conhecer e observar as normas do Regimento Escolar, propor alterações e encaminhá-las à respectiva Unidade Regional de Ensino.     
1.2 APRESENTAÇÕES E/OU JUSTIFIATIVA.

A educação é prioridade de todos os seres humanos, por isso, precisamos estabelecer metas para serem cumpridas a um espaço de curto, médio e longo prazo, onde a escola acompanhe de forma gradativa as verdadeiras necessidades da comunidade escolar.
Para que a escola alcance esses objetivos, vale ressaltar a importância de que o corpo docente faça adequações necessárias para que seus alunos sejam capazes de aprender e serem conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e igualdade.
Coerentes com as estratégias previstas na referida LDB, a instituição educacional tem como meta prioritária o desenvolvimento global do aluno, e para que isso ocorra, faz-se necessária à integração entre educação /cultura.
1.3 FILOSOFIA DA ESCOLA.
Formar sujeitos capacitados para vencer nesse mercado competitivo, através de seu próprio mérito, oferecendo uma educação de qualidade, publica e de nível técnico sem interesses pessoais, uma educação pautada na ética, sem nenhum preconceito onde seja valorizada a cultura individual e de grupo.
1.4 OBJETIVOS GERAIS E CONTEUDO PROGRAMÁTICO.
Ø  Elevar o desempenho acadêmico dos alunos;
Ø  Formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho;
Ø  Fortalecer a participação dos pais na escola;
Ø  Dinamizar a gestão escolar;
1.5 METAS.
v  Aprovar no mínimo 95% dos alunos;
v  Melhorar a convivência entre pais x escola x comunidade;
v  Elevar os índices do IDEB;
v  Promover eventos educacionais como:
ü  Feira de negócios;
ü  Feira de ciências
ü  Palestras;
1.6 AÇÕES
Ø  Envolver os pais nas atividades realizadas na escola;
Ø  Realizar palestras na escola envolvendo os seguintes temas:
ü  Abuso sexual;
ü  Drogas;
ü  DSTs;
ü  Paz;
Ø  Incentivar o resgate dos valores morais e éticos;
Ø  Promover momentos de reflexão no ambiente escolar, tendo o apoio de equipamentos tecnológicos;
Ø  Leitura e interpretação de bíblia (apenas para os alunos que querem ir e sua religião permite)
Ø  Trabalhar com filmes e músicas que despertem o respeito mutuo;
Ø  Promover trabalhos de campo;
1.7 CRONOGRAMAS DE ATIVIDAES INTERNAS E DE INTEGRAÇÃO ESCOLA/COMUNIDADE.
ATIVIDADES
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Férias escolares
x





x




x
Reunião de pais

x
x
x
x
x

x
x
x
x

Festival de quadrilha





x






Festival de música/inglês










x

Festival de música/espanhola







x




Inter classe









x


Reunião de professores

x
x
x
x
x

x
x
x
x

Feira de negócios




x







Feira de ciências










x


1.8 AVALIAÇÃO.
A nossa avaliação tem como principal objetivo medir a capacidade cognitiva do aluno, seu conhecimento e seu desempenho.
Ela se dá, da seguinte maneira:
ü  Uma avaliação parcial;
ü  Uma avaliação global;
Onde anota obtida em cada uma delas são somadas e divididas por dois, através desse processo é obtida a nota bimestral do aluno. A avaliação é feita por bimestre, ou seja, de dois em dois meses.

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